Educação Física Inclusiva: Perspectivas de Professores Brasileiros
Por Maria Luíza Tanure Alves (Autor), Jalusa Storch (Autor), Gabriela Harnisch (Autor), Aline Strapasson (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor), Edison Duarte (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A inclusão é compreendida como o direito por todos os indivíduos a uma educação de qualidade no sistema regular de ensino. Seu ponto central é a concretização de uma aprendizagem e participação social efetiva, com a eliminação de barreiras presentes no ambiente escolar O estudo tem como objetivo analisar a concepção de professores de Educação Física sobre a inclusão, identificando pontos positivos e negativos presentes na realidade escolar. Foram aplicados questionários com questões abertas a 18 professores de Educação Física de rede pública de ensino. Estes foram analisados através do método de análise de conteúdo, com a busca de categorias temáticas emergentes. A inclusão é compreendida como participação e aprendizagem de todos os alunos e não apenas de alunos com deficiência. O esporte coletivo figura ainda como conteúdo curricular de grande dificuldade para inclusão do aluno com deficiência. Falta de estrutura física e material, bem como a não aceitação do aluno com deficiência pelo grupo são apontadas como obstáculos à inclusão presentes no cotidiano do professor de Educação Física. Estudos precisam avançar na busca por práticas pedagógicas eficientes para inclusão, com reflexos na reestruturação do processo formativo deste profissional.