Educação Física Infantil e o Jogo de Faz de Conta Como Estratégia Pedagógica
Por Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Jose Ronivan Faria (Autor), Adriano Correira Oliveira (Autor), Fabrício João Milan (Autor), Virginia Mara Prospero Cunha (Autor), Geicemar Oliveira Farias (Autor).
Resumo
Introdução: No contexto da educação infantil em Educação Física, práticas descontextualizadas e balizadas apenas pelo gesto motor limitam o desenvolvimento integral do educando. Objetivo: Diante deste cenário o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica pautada no jogo de faz de conta, para o ensino da Educação Física na Educação infantil. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico que propõe uma sistematização respaldada pelas dimensões dos conteúdos, utilizando o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica e constituída por meio de uma rede complexa dos conteúdos. Resultados: A proposta pedagógica foi elaborada pelo agrupamento dos conteúdos: bola mão, bola pé, lutas, atividades rítmicas e expressivas. Conclusão: Esta proposta explora a criatividade do educando pela imprevisibilidade do jogo, permite a liberdade de expressão, e respeita seu conhecimento prévio, contribuindo para a sua formação integral. Não se trata de um modelo rígido, mas uma possível referência para o trabalho docente.