Resumo

A teoria e a prática da Educação Física no mundo contemporâneo só podem ser entendidas no contexto social, político e econômico em que se desenvolvem. Esse contexto tende a ser, cada vez mais, opressor e desumanizante. As instituições por onde se organiza a vida das pessoas obedecem a interesses de grupos, de empresas e de nações acima dos interesses da vida. Começam a aparecer sinais de atitudes e instituições alternativas em nossos dias. Entre elas, a própria teologia que durante tanto tempo também esteve submetida aos poderes dominantes abre-se para a renovação e para a busca de um mundo participatório e livre. A Teologia da Libertação, com sua ênfase no mundo material e no corpo, alia-se a movimentos mais amplos de libertação, onde se pode inserir a própria prática da educação física. Esse relacionamento mostra-se promissor no sentido de situar a disciplina do movimento e da ação dos corpos, que é a Educação Física, na luta pela libertação do ser humano ao lado da libertação das estruturas que o sufocam em nossa sociedade. Há por detrás da Educação Física, seres humanos com diversas preocupações e desejos. Essa disciplina não pode ser estudada as mesmas pessoas que buscam, com esperança, um mundo melhor.

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