Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho é o resultado de uma tese de doutorado onde utilizou-se uma pesquisa qualitativa, interpretativa sobre o tema do corpo, movimento, educação física e formação profissional com seus conceitos e teorias culminando com um estudo de casoem uma escola de primeiro grau no RS-Brasil.

OBJETIVO: Analisar, entender e interpretar como trabalha o professor de Educação Física, quetem um projeto pedagógico explício, com crianças de 7 anos, que especificamente apresentam dispraxias.

METODOLOGIA: A metodologia do estudo de caso segue um modelo holístico, indutivo e ideográfico. Ainvestigação partiu da prática escolar de um professor de Educação Física. Partiu-se de um projeto pedagógico institucional e de uma análise crítica da prática do profissional de educação física quetrabalhacom alunosdispráxicos (hiperativos) e realizou-se a coleta de informações através de análise de documentos, entrevistas, observação participante, diário e notas de campo. Considerou-se os dados desde a perspectivado professor e do contexto escolar.

CONCLUSÃO: Concluiu-se a investigação identificando-se e caracterizandose a prática pedagógica do professor de educação física com alunos hiperativos. Relacionou-se as evidências encontradas com o projeto pedagógico escolar e sugeriu-se algumas alternativas para a didática da Educação Física (39 grau) sobre a possibilidade de metodologias de ensino na escola de primeiro grau e para a formação permanente dos profissionais de Educação Física.