Resumo

O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como os professores de EF do Ensino Fundamental percebem e desenvolvem a EF na Área de Linguagens em diferentes políticas educativas em Rondonópolis no Estado de Mato Grosso. O estudo teve desenho descritivo exploratório tendo como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise das informações foi descritiva. Participaram do estudo oito professores de Educação Física atuantes em quatro políticas educativas: escola urbana, de campo, tempo integral e militar. Foi possível perceber que os participantes compreendem que ocorreram avanços com a inserção da Educação Física na área da linguagem, mas não identificam os motivos que a levaram estar nessa área. Ainda se encontra marcado nas narrações dos participantes a forte influência e predominância da compreensão de que a Educação Física deveria estar na área das Ciências da Natureza, pois é corpo biológico que envolve os conhecimentos específicos da área. Para os participantes, a linguagem na EF está presente quando trabalhadas as questões teóricas, ou seja, a partir de leitura, interpretação e produção de textos escritos. A gestualidade e as diferentes expressões corporais não se apresentaram como conhecimento inerente a linguagem nas verbalizações dos professores e professoras. A Educação Física enquanto componente curricular da Área de Linguagens e as possibilidades do trabalho pedagógico na perspectiva da interdisciplinaridade ainda é incipiente e dificulta o entrelace dos objetos de conhecimento para a realização de um trabalho integrador na escola. Concluímos que alguns dos pesquisados se posicionaram contrários à inserção da EF como componente curricular da Área de Linguagens, foi alegado pelos pesquisados que a EF seria adequadamente alocada na Área de Ciências da Natureza por problematizar questões que envolvem o corpo nos processos de formação, com enfoque em objetos de conhecimentos, especificamente, biologicistas. Foi apontado ainda que a EF poderia estar em qualquer área de conhecimento, pois na compreensão de alguns pesquisados a prática pedagógica não se alicerça diretamente em uma área. Contudo, a EF na Área de Linguagem ela amplia a visão das interrelações com a cultura corporal de movimento.

Acessar