Resumo
O presente estudo emerge da experiência adquirida nos últimos sete anos de prática docente com a Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Fagundes Varela, localizada no município de Rio Claro-RJ, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). No ano de 2013, a SEEDUC – RJ implementou diversas mudanças nesta modalidade de ensino, impactando várias disciplinas, inclusive a Educação Física, com a diminuição do número de aulas e conteúdo a ser ministrado. Como forma de implementar essa nova modalidade, a SEEDUC -RJ implementou um curso de formação continuada para os professores de Educação Física que ministravam aulas na NEJA - Ensino Médio. Logo no primeiro encontro presencial, percebeu-se a necessidade, pelos professores presentes, de contemplar com maior ênfase a Qualidade de Vida como conteúdo da modalidade. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas em Volta Redonda e Barra Mansa, nas turmas de Educação Física da NEJA - Ensino Médio. Para alcançar este objetivo, buscamos investigar os conteúdos ministrados, conhecer as práticas docentes que são desenvolvidas em seu cotidiano, identificar junto aos docentes as demandas de materiais didáticos para o referido curso e, posteriormente, elaborar um material didático sobre Educação Física e Qualidade de Vida, que contemple a especificidade do trabalho docente com jovens e adultos. A proposta metodológica se desenvolveu por meio de quatro ações complementares: revisão de literatura, utilizando-se a pesquisa bibliográfica; investigação de campo, por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas, numa abordagem qualitativa; discussão dos documentos que direcionam o curso de Educação de Jovens e Adultos da SEEDUC-RJ, por meio da análise documental e a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica para docentes que queiram atuar nesta modalidade e que permita considerar o conhecimento e experiências dos alunos, bem como a conceituação de Qualidade de Vida, dentro de um contexto sociopolítico, econômico e histórico. Palavras-chave: Educação Física; educação de jovens e adultos; qualidade de vida