Resumo

O presente estudo de natureza qualitativa com inspiração na pesquisa ação teve como objeto de conhecimento a organização da Prática Educativa com bebês nos centros de educação infantil do município de Vitória- ES. A questão central perguntou como organizar a prática educativa com bebês na educação infantil partindo de seus pontos de vista oportunizando-os autoria social na (re) criação e (re) produção de experiências de movimento corporal em ambiente sonoro-musical. Considerou-se os principais elementos da prática educativa como o processo ensino aprendizagem das experiências de movimento corporal, uma proposição teórico-metodológica (ANDRADE FILHO, 2008, 2011, 2013) construída no diálogo da Educação Física com a Sociologia da Infância (SARMENTO, 2004,2008; ABRAMOWICZ, 2009; TEBET, 2013) e com a Pedagogia da Infância (BARBOSA, 2010; FOCCHI, 2015). O método para coleta de dados foi a Observação sistemática com registro em diário de campo e fotografias. O estudo aponta que para que se efetive um ensino de qualidade faz-se imprescindível uma intencionalidade educativa no cuidado educação de bebês, a sensibilidade, a afetividade, a observação constante, a escuta e o diálogo com os bebês, o conhecimento de suas especificidades e necessidades, bem como a parceria com as famílias nas primeiras experiências escolares dos seus bebês no CMEI e no decorrer do processo educativo. De um modo geral a organização da prática educativa deve partir dos pontos de vistas dos bebês colocando-os no centro do planejamento e fundamentado em princípios condizentes com uma sociedade e currículo plural e democrático.

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