Educação Física na Educação Infantil: Acepções Sobre Atuação Profissional e Condições de Trabalho
Por E. M. L. P. Castro (Autor), A. F. Souza Junior (Autor), J. P. L. Lesco (Autor), R. A. Bandeira (Autor), R. S. Reverdito (Autor), João Carlos Martins Bressan (Autor).
Resumo
A Educação Infantil consiste em uma etapa da Educação Básica, a qual detém características e demandas muito específicas. Especialmente em relação à Educação Física onde a atuação e as condições de trabalho são temas emergentes na Educação Infantil. O objetivo do presente estudo evidencia-se em apresentar levantamento analítico inicial de dados coletados em escolas da rede pública e privada do município de CáceresMT, que atendam a Educação Infantil, com foco na Educação Física. O referido destaca-se enquanto recorte de um projeto de pesquisa de maior abrangência organizado pelo grupo de estudos LUDUS/UNEMAT, que é constituinte do núcleo dos estudos do LEAPE (Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte), vinculados a UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) Campus de Cáceres-MT. A presente pesquisa de cunho quanti/qualitativo, realiza-se em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Cáceres-MT, da qual obtivemos os dados do corrente ano com última atualização em dezembro de 2014. Nestes constam o quantitativo de 3.003 alunos/as da educação infantil na rede pública/privada municipal de ensino, divididos em três categorias: a) Alunos alocados na educação infantil em escolas localizadas na zona urbana, totalizam 2.373; b) Alunos alocados em escolas situadas na zona rural com o total de 303; c) Alunos prenotados na rede privada de ensino, da qual obtivemos um número ainda parcial, sendo de 327, considerando 4 (quatro) escolas. Do exposto enviamos questionários estruturados as instituições de ensino, obtendo a devolutiva de 7 (sete) instituições, das quais 3 (três) são públicas da esfera municipal e 4 (quatro) da rede privada de ensino. Diante do mapeamento exposto, algumas inquietações emergiram em nossas reflexões, destacando-se: o campo de atuação dos professores/ as de Educação Física na Educação Infantil se apresenta enquanto possibilidade perene, visto que a atuação nessa fase do ensino básico não é restritiva a professores com formação em pedagogia, principalmente quando se trata de aulas de Educação Física. No entanto, a investigação indica que as aulas, em sua totalidade, são ministradas por pedagogos, principalmente na rede pública municipal de ensino, que possui somente esse profissional para a faixa etária específica; identificou-se em algumas escolas privadas que quantidade máxima de alunos indicada, corresponde a um número aproximado de 25 por turma. Estas escolas fornecem ainda, além da professora pedagoga, uma monitora para as aulas de Educação Física na Educação Infantil. Do exposto, nota-se, portanto, que além de tratar-se de um espaço de grande importância para a atuação do professor de Educação Física, indica-se ainda que existam diferentes condições de trabalho, ofertadas a professores atuantes em escolas de ensino público infantil quando comparada ao privado, considerando apenas a delimitação restrita dos dados informados.