Educação Física na Educação Infantil e Brincadeiras de Tradição Oral: o Que as Crianças Levam Para o Parque?
Por Isabel Porto Filgueiras (Autor), Mirvane Dias de Souza (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O trabalho entende a criança como sujeito histórico que produz cultura em suas interações cotidianas e no brincar. Em consonância a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) a pesquisa investigou como crianças de 5 anos usam, durante as atividades lúdicas no parque, o repertório de brincadeiras de tradição oral da cultura corporal trabalhado pela professoras de Educação Física e Pedagoga, envolvendo os campos de experiência da BNCC “Corpo, gestos e movimentos” e “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. O trabalho aconteceu em 6 semanas, 12 encontros com a professora de Educação Física e 12 com a professora Pedagoga. Após 2 semanas de início do trabalho e nas 2 semanas subsequentes ao término, as crianças foram observadas nas atividades lúdicas no parque.