Resumo

Em nossas sociedades atuais, presenciamos a expansão das tecnologias digitais, as quais têm influenciado profundamente as culturas contemporâneas e, consequentemente, a Educação/Educação Física. Neste cenário, faz-se necessário o trato didático-pedagógico das mediações envolvidas na cultura digital e o fomento para uma leitura crítica e de produção de novas práticas culturais. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a produção de narrativas digitais com as crianças, por intermédio dos jogos, da produção de desenhos e da construção de um fotolivro, utilizando as inteligências artificiais nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Participaram desta pesquisa uma professora de Educação Física da Educação Infantil de uma escola pública do interior de São Paulo, além de cinco turmas com 25 estudantes cada (totalizando em 125 participantes) e os pesquisadores. Os resultados indicam que uma intervenção com a elaboração de histórias construídas e contextualizadas nas aulas pode desencadear um processo de fluxo de aprendizagens significativas e conscientes sobre as formas de brincar, jogar, interagir e conhecer no mundo digital. Conclui-se que a valorização das produções narrativas digitais “das” e “com” as crianças podem auxiliar na tematização, problematização e reconstrução das práticas corporais e produções de significações em sala de aula.

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