Resumo

A Educação Infantil (EI) é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança dos zero aos seis anos. Neste sentido, a Educação Física (EF) é um componente curricular fundamental para o desenvolvimento das aptidões, habilidades e capacidades das crianças. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar qual o estado que se encontra a EF na EI no município de Marechal Cândido Rondon (MCR) – PR no ano de 2011. Este estudo é caracterizado como um estudo de caso de cunho qualitativo. O seu desenvolvimento foi dividido em quatro etapas, sendo que na primeira, foi realizada uma entrevista com os Assessores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação; na segunda etapa foi realizada a observação sistemática das instituições e das aulas de EF na EI; na terceira etapa foi realizada uma entrevista com professores regentes de turma que trabalham com a EI; na quarta etapa foi realizada uma entrevista com os professores de EF que atuam na EI. Após a análise dos dados constatamos que existem alguns aspectos a serem melhorados para a garantia de uma EF de qualidade na EI no município de MCR, principalmente em relação às deficiências de espaços físicos, quantidade e diversidade de materiais específicos para as aulas. No entanto, mesmo com algumas deficiências acreditamos que a EF na EI no município está no caminho certo, tendo em vista o reconhecimento da importância da disciplina e de um profissional habilitado para trabalhar neste nível de ensino.

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