Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal propor ações de formação continuada para as professoras pedagogas de uma escola de Educação Infantil voltadas à reflexão da Educação Física. Para seu desenvolvimento, utilizou a pesquisa-ação como método. As atividades foram organizadas em duas etapas: a) Aproximação com o campo e b) Proposta de formação continuada de professoras da Educação Infantil. O tratamento dos dados foi realizado a partir de análise de conteúdo. A partir da pesquisa foi possível observar que: i) a formação continuada ofertada pela escola e secretaria de educação, não atende aos objetivos e interesses docentes, sendo realizada na forma de cursos de capacitação; ii) uma carência de formação docente adequada (inicial e continuada) em relação ao tratamento pedagógico da área da Educação Física na etapa da Educação Infantil; iii) um descompasso entre as práticas pedagógicas docentes e as orientações legais. Para concluir, a pesquisa mostrou que a formação continuada, baseada na realidade dos professores e em metodologia participativa contribuiu para o surgimento de propostas de caráter interdisciplinar e crítico.
 

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