Resumo
Esta pesquisa aborda a temática da Educação Física na Educação Infantil interrogando os professores participantes da elaboração das Diretrizes e Orientações Pedagógicas para a Prática do Professor de Educação Física no Ensino Infantil (doravante, apenas Diretrizes) da Secretária Municipal de Educação de Uberlândia (doravante, apenas SME/Uberlândia), Minas Gerais. Seu objetivo principal é identificar e estudar os elementos e fatores do processo de elaboração das Diretrizes que impactaram o trabalho docente dos professores dele participantes. A pesquisa qualitativa se mostrou pertinente para o pretendido e a estratégia de coleta de dados e informações foi o questionário com questões abertas, o qual foi respondido por 08 (oito) professores de Educação Física que integraram o coletivo que elaborou tal documento no período 2014-2016. A Análise de Conteúdo foi a técnica de análise que possibilitou organizar e estudar as informações e dados coletados. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que o interesse em ampliar e consolidar boas práticas pedagógicas na Educação Infantil, o conhecimento prévio do processo de planejamento e construção de documentos oficiais na SME/Uberlândia, o reconhecimento de realidades e dificuldades vividas por outros professores daquele coletivo bem como a dinâmica democrática e igualitária do processo emergiram como os elementos e fatores que produziram impactos significativos no trabalho docente dos sujeitos da pesquisa