Educação Física na Educação Infantil: Possibilidades de Uma Prática Pedagógica Integrada
Por Daniel Silva Monteiro (Autor), Nathália Cardoso de Souza (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A presença do professor de Educação Física na etapa da Educação Infantil tem sido tema de pesquisa recorrente no campo acadêmico e científico da área. Um dos argumentos iniciais dessa discussão se dá pela formação inicial dos professores que atuam no campo, pois a formação de um único professor que assuma as demandas e especificidades do aprendizado e do desenvolvimento da criança não pode ser restrita a uma única área. Por esse motivo, a integração entre os professores de diferentes áreas auxilia na construção de inúmeras possibilidades pedagógicas (FERREIRA e FREITAS, 2011). O Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (DEI-CEPAE/UFG) é um local cuja proposta pedagógica integra a ação de professores formados em diferentes áreas. Nesse espaço, são cinco agrupamentos que compõem o total de crianças matriculadas. Para cada grupo, há um plano de ação em que o eixo central do semestre é sistematizado a partir das necessidades e demandas do grupo e das diretrizes das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.