Resumo
A Educação Infantil na legislação vigente é de responsabilidade dos municípios. Porém, deve estar integrada no sistema educacional colaborativo entre as esferas, Federal e Estadual. Na prática, tem funcionado de maneira diversa de acordo com o sistema educacional municipal pelo qual é incorporado. Nestes vários meios de se conceber esta etapa encontra-se um modelo vigente, específico na cidade de Catanduva-SP. Neste estudo este modelo peculiar foi analisado diante de um cargo criado especificamente para substituir o professor especialista de Educação Física – O Professor Recreacionista e também outras peculiaridades além das nomenclaturas, como: atribuições dos professores verificados e valorização deste profissional declarado como Professor Recreacionista. Concordando com a importância da área de Educação Física no contexto escolar, esta pesquisa teve como objetivo verificar como a Educação Física é estruturada na Educação Infantil a partir da legislação vigente no município de Catanduva-SP e da visão dos professores responsáveis por este nível de ensino na cidade. O estudo realizou abordagem de natureza qualitativa utilizando como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores Professores de Educação Básica e Professores Recreacionistas. O tratamento dos dados obtidos foi submetido a Análise de Conteúdo conforme Bardin (1977). A discussão dos resultados se baseou na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) proposta por Bronfenbrenner para compreender as respostas relacionadas ao contexto referido. Ao final do estudo concluiu-se que a Educação Infantil em Catanduva-SP se configura com a inclusão da Educação Física na Educação Infantil o que é um aspecto importante, porém, de maneira incomum criando o cargo de Professor Recreacionista (PR). Fica evidente, portanto, uma interferência de contextos ambientais externos (Exossistema) no microssistema aulas de Educação Física quando analisamos a Educação Infantil da cidade a partir da TBDH. Assim, não valoriza o professor especialista em Educação Física neste nível de ensino o que gera a partir dos dados obtidos problemas na dinâmica das aulas tornando-se necessária a proposição de formação continuada aos profissionais do município quanto à área de Educação Física.