Resumo
O desejo de realização desta pesquisa surgiu em um momento de auto avaliação acerca da postura profissional, por meio da qual observou-se uma posição dicotômica. De um lado percebíamos a criança como um ser ativo, criativo e atuante na construção de seus movimentos, ao mesmo tempo em que almejávamos uma educação física infantil que validasse este olhar e possibilitasse momentos nos quais as crianças fossem instigadas, estimuladas e apoiadas nesta construção. Por outro lado as atitudes relacionadas as ações pedagógicas adotadas durante a prática eram divergentes. Tendo este cenário posto, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo analisar como um processo de sistematização e intervenção de um programa curricular de Educação Física, estruturado para a Educação Infantil, influencia na autonomia de crianças de 5/6 anos. Por trazermos questões relacionadas ao universo dos significados, motivos, aspirações e descrição de características, este estudo foi caracterizado como sendo qualitativo descritivo. Ademais, sustentou-se nos pressupostos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica, pois o cerne do nosso trabalho ocorreu por meio de ações que envolveram o planejamento e a implementação de interferências com intuito de produzir melhorias no processo de ensino aprendizagem. A organização dos conteúdos para a proposta de sistematização pautou-se na proposta apresentada por Oliveira e Souza (2018), sendo as aulas planejadas à partir da concepção aberta. Os dados foram coletados utilizando o diário de campo, realizados após a intervenção com intuito de registrar as situações vivenciadas durante a aula. Entrevista semiestruturada realizada com os pais/responsáveis em relação a percepção dos mesmos sobre a transferência dos saberes escolares para outros ambientes. E entrevista semiestruturada com professora regente, objetivando trazer a percepção da mesma sobre a transferência de saberes escolares para outros momentos do cotidiano escolar. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo por meio de análise temática de Minayo (2012).