Educação Física na Educação Infantil: Uma Análise Ao Currículo Desenvolvido Pelas Instituições de Educação Infantil da Cidade da Maxixe
Por Sónia de Jesus Ricardo (Autor), Pedro Antonio Pessula (Autor), Cremilda Manuel (Autor).
Em VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o currículo desenvolvido pelos/as educadores/as nas creches, jardins-de-infância e centros infantis da Cidade da Maxixe/Moçambique. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa através das técnicas de entrevista semiestruturada e observação. Estiveram envolvidos na pesquisa 10 educadores/as que fazem parte das 5 instituições de educação infantil visitadas. A partir do trabalho de campo foi possível compreender que o currículo de Educação Física desenvolvido pelos/as educadores/as, vai ao encontro dos objetivos traçados pelas instituições de Educação Infantil, que trata do desenvolvimento integral dos/as seus/suas educandos/as, proporcionando um processo de ensino e de aprendizagem adequado para as crianças, propondo-lhes atividades lúdicas. Por outro, permite às crianças maximizem as suas potencialidades, onde o mais importante é o fato de que elas estão incluídas em todos os programas de planeamento e da seleção dos conteúdos pelos/as educadores/as. Constatamos que existe a necessidade de incrementar atividades que possam desenvolver a corporeidade nas crianças, visto que os/as educadores/as têm dificuldades de compreender as expressões produzidas pelo corpo das crianças.