Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o currículo desenvolvido pelos/as educadores/as nas creches, jardins-de-infância e centros infantis da Cidade da Maxixe/Moçambique. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa através das técnicas de entrevista semiestruturada e observação. Estiveram envolvidos na pesquisa 10 educadores/as que fazem parte das 5 instituições de educação infantil visitadas. A partir do trabalho de campo foi possível compreender que o currículo de Educação Física desenvolvido pelos/as educadores/as, vai ao encontro dos objetivos traçados pelas instituições de Educação Infantil, que trata do desenvolvimento integral dos/as seus/suas educandos/as, proporcionando um processo de ensino e de aprendizagem adequado para as crianças, propondo-lhes atividades lúdicas. Por outro, permite às crianças maximizem as suas potencialidades, onde o mais importante é o fato de que elas estão incluídas em todos os programas de planeamento e da seleção dos conteúdos pelos/as educadores/as. Constatamos que existe a necessidade de incrementar atividades que possam desenvolver a corporeidade nas crianças, visto que os/as educadores/as têm dificuldades de compreender as expressões produzidas pelo corpo das crianças.

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