Resumo

A Educação Física na Educação Infantil gradativamente tem seu espaço reconhecido nas produções científicas, exemplo visto alguns estudos (MARTINS; BARBOSA; MELO, 2018; FARIAS et al., 2021) que destacam que as pesquisas na área cresceram nos últimos anos. No entanto, esse crescimento das pesquisas pouco tem reverberado nas recentes políticas curriculares educacionais nacionais, que não contemplam a Educação Física na Educação Infantil (SILVEIRA, 2022). Esta lacuna entre o conhecimento produzido na área e as políticas curriculares aponta para relevância de programas de formação de professores(as) voltados para as discussões de propostas curriculares e a intervenção pedagógica no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, ressaltamos que o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF), que é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu voltado para professores(as) Educação Física que estão atuando na Educação básica, pode contribuir para qualificar o debate público na área da Educação Física na Educação Infantil. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar as produções realizadas no âmbito do ProEF sobre a Educação Física na Educação infantil. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica nos sites e repositórios dos polos do ProEF utilizando o descritor “Educação Física na educação infantil”. Do total de cento e cinquenta e oito pesquisas produzidas no programa encontramos vinte produções referentes a Educação Infantil, o que indica um baixo número de pesquisas com esta temática. De acordo com os objetos de conhecimentos (LIBÂNEO, 1998) encontramos duas pesquisas que tratam sobre planejamento, seis pesquisas referentes a propostas curriculares, uma pesquisa sobre avaliação, uma pesquisa sobre formação continuada e oito pesquisas que tematizam especificamente as práticas corporais. Chama atenção que, somente uma pesquisa teve como objeto de conhecimento o estudo com bebês, de zero a três anos. De acordo com Gomes (2012) a produção científica da Educação Física com crianças de zero a três anos ainda carece de maior atenção na área. Por fim, ao analisar os estudos no âmbito de um programa de mestrado voltado para professores(as) que estão atuando na Educação Básica percebemos que precisamos fortalecer as políticas públicas e as pesquisas na Educação Infantil, com vistas ao fomento da ampliação dos debates na área.

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