Educação Física na Escola: Conteúdos, duas Dimensões e Significados

Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 51 - 75

Resumo

Neste capítulo discutiremos o conceito de conteúdo em suas dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais. Também trataremos das influências desta classificação para a Educação Física escolar e analisaremos as novas propostas que visam à diversificação, ao aprofundamento e às novas formas de organização dos conteúdos. Por fim, apresentaremos um breve resumo de cada um dos conteúdos da Educação Física. 3.1 Para além do fazer: a dimensão conceitual, procedimental e atitudinal Para iniciar a discussão sobre conteúdos na Educação Física escolar é preciso esclarecer o seu conceito, uma vez que este termo é tão utilizado quanto mal compreendido. Coll et al. (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola (LIBÂNEO, 1994; COLL et al., 2000). Assim, conteúdos formam a base objetiva da instrução- -conhecimento sistematizada e são viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação.