Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os avanços, desafios e limitações do ensino e aprendizagem da Educação Física no ensino remoto, nas escolas públicas estaduais paranaenses, perante o contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada nas escolas do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, participaram 33 professores de Educação Física respondentes do questionário no formato Google forms. Os dados da pesquisa foram organizados em categorias, nas quais apresentamos elementos da prática pedagógica, relatos dos professores sobre o cotidiano escolar e aspectos sobre o trabalho docente no ensino remoto. Consideramos no estudo a capacitação e adaptação dos professores aos recursos tecnológicos, o desgaste físico e psicológico, a interferência do distanciamento social no processo. Os resultados da pesquisa indicam que não ocorreram avanços significativos no ensino e aprendizagem, muitos alunos tem acesso limitado à Internet, a participação e motivação dos alunos é baixa, faltam aulas práticas, as avaliações são superficiais e ineficazes e os professores afirmam que perderam a autonomia. Concluímos que os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física no ensino remoto predominam e tem limitado o ensino e aprendizagem nas escolas públicas paranaenses.

Referências

Antunes Neto, J.M.F. (2020). Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, 2(1), 28-38. https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32

Arruda, E.P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede Revista de Educação à distância, 7(1), 257-275. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/%20article/view/621

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