Educação Física na Escola Pública: Professores e Professoras Como Intelectuais da Sua Prática Pedagógica
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Valdilene Aline Nogueira (Autor), Uirá de Siqueira Farias (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2019.
Resumo
O objetivo desse estudo foi demonstrar que uma nova tradição didático-pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar está surgindo na educação brasileira. Apresentaremos quatro relatos de experiência, organizados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, por docentes de Educação Física que lecionam na escola pública. Nos projetos educativos apresentados, dois professores e uma professora sistematizaram a sua prática pedagógica tematizando as brincadeiras, as lutas, as danças e a musculação, buscando problematizar com os/as estudantes conhecimentos históricos, políticos, econômicos, sociais, biológicos e fisiológicos relacionados com as práticas corporais, além de possibilitar vivências de diferentes gestos dessas manifestações da cultura corporal. Concluímos que as aulas de Educação Física apresentadas nesse estudo proporcionaram uma leitura de mundo sobre as práticas corporais, viabilizando a ampliação do pensamento crítico dos/das discentes da Educação Básica.