Educação física na escola: resgatando a cultura dos jogos populares

Por Gabriel Gonçalves Freire (Autor).

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2014 . páginas 73 - 84

Resumo

A sociedade contemporânea passa por inúmeras transformações nos campos culturais, econômicos, educacionais, políticos, tecnológicos etc. Como não poderia deixar de ser, a Escola e a Educação Física, são influenciadas ao mesmo tempo que influenciam, mesmo que minimamente, tais modificações. No cenário educacional, constituído também por instituições formais (públicas e privadas) de ensino, faz-se necessária a compreensão de tais transformações. Por isso, concordamos com aqueles que entendem ser papel da escola a formação para a elucidação da realidade. Nesse sentido, para alcançar essa finalidade, entram em cena as contribuições das áreas de conhecimento. Entretanto, quando afirmamos que as áreas de conhecimento são responsáveis diretas por tal elucidação, evidenciamos que a Educação Física, entendida como campo práxico de conhecimentos historicamente elaborados, deve mostrar como isso pode ser materializado no cotidiano escolar pelos processos de ensino e aprendizagem. Tal importância atribuída à materialização de processos pedagógicos em Educação Física, que contribuam com a compreensão crítica da realidade exige dos professores a sistematização do ensino, elencando os conteúdos e os objetivos a serem ensinados e alcançados respectivamente pelos estudantes. Dentre os variados conteúdos possíveis a ser ensinados nas aulas, percebemos como os Jogos Populares/Tradicionais ganham relevância por causa das modificações ocorridas na cultura infanto-juvenil influenciadas pelos avanços sociais, especificamente nas relações dos homens com as tecnologias.