Educação Física nas Diretrizes da Unesco: o Paradigma da Aptidão Física e da Saúde na Formação do Capital Humano
Por Giovanni Frizzo (Autor), Maristela da Silva Souza (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5022 a -
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o paradigma da aptidão física e da promoção da saúde como perspectiva da Educação Física (EF), a partir das diretrizes da UNESCO, que regulam a EF em âmbito internacional. Tomamos como ponto de referência o documento “Diretrizes em Educação Física de Qualidade: para gestores de políticas”. Dois aspectos são destacados nessas Diretrizes: o caráter da EF na formação dos indivíduos e a relação causa-efeito da atividade física e saúde. Tais elementos nos permitem indicar que a perspectiva da EF e do esporte como promotores de saúde e disciplinamento são fatores constituintes da formação do capital humano. Portanto, mais importante do que realizar atividades físicas é aprofundar os conhecimentos das práticas corporais, para que se eleve o patamar de compreensão acerca dos fenômenos, com caráter emancipador.