Educação Física nas Escolas do MST: Qual Seu Papel Pedagógico?
Por Sandra Luciana Dalmagro (Autor).
Em Caderno de Debates - ExNEEF v. 4, n 5, 1997. Da página 15 a 27
Resumo
Caminhante, não existe caminho. Se faz o caminho ao andar, e ao e ao olhar para ireis. veras as estradas que nunca voltarás a pisar. Antonio Machado
Qual será o papel pedagógico da educação física nas escolas de um movimento popular que busca a transformação social? Como será o trabalho deste campo de conhecimento num espaço diferente do oficial, mas ao contrário, que procura modificá-lo, consoante com suas perspectivas? Teria a educação física relevância e justificativa nestas escolas?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, é um movimento social organizado que possui táticas dc lutas definidas, com objetivos revolucionários, com proposta educacional avançada para a concretização de seus projetos, no entanto, com relação a educação física há muitas dúvidas quanto ao seu papel. É neste aspecto que procuramos contribuir com esta organização trabalhadora, estudando sua realidade e suas necessidades rio que se refere a nossa especificidade. Muitas respostas ainda estão para serem explicitadas, mas procuraremos levantar pontos iniciais para contribuir nesse sentido.,
ORGANIZAÇÃO SOCIAL CAPITALISTA E MOVIMENTOS SOCIAIS
Compreendo que a riqueza historicamente construída e acumulada pela humanidade provém do trabalhou, e que é em torno deste, que as sociedades se organizam.
Para Morgan, apud Ponce (1991), o estágio de desenvolvimento de uma sociedade pode ser avaliado pelo domínio que ela conseguiu sobre a natureza. Esta relação de intervenção do ser humano na natureza, surgiu há milhões de anos, quando o animal começou a manipular objetos (sendo nesta tnanipulação que construiu-se como humano ao mesmo tempo em que transformava a natureza, cfme. Engels, 1980), se estendendo até hoje, tendo esta espécie animal alcançado alto grau de desenvolvimento nesta ação, mediada pelo trabalho.
As origens das classes sociais para Ponce, são derivadas do pouco avanço das técnicas de trabalho, durante o comunismo primitivo, o que acabou gerando uma divisão de tarefas. "A distribuição dos produtos, a administração da justiça, a direção das guerras, a supervisão do sistema de irrigação, etc. foram exigindo, pouco a pouco, certas formas de trabalho social ligeiramente diferentes do trabalho material propriamente dito" (Ponce, 99l :22).