Resumo
A Educação Física nas séries iniciais começa a ser uma preocupação para os profissionais da área no final dos anos 70, com a crença de que um professor especialista deveria ministrar as aulas de Educação Física nestas séries. Desde então, especialistas e unidocentes dividem a responsabilidade pelo trabalho com a Educação Física nas séries iniciais. O objetivo do presente trabalho foi analisar a formação profissional do professor especialista e unidocente para trabalhar com a Educação Física nas séries iniciais. O estudo foi realizado na Cidade de Pelotas-RS; no ensino médio, em um Curso de Habilitação Magistério, e no ensino superior, em um curso de Pedagogia e um de Educação Física. Partiu-se do pressuposto de que a Educação Física nas séries iniciais precisa ser compreendida de forma ampla e integrada aos componentes curriculares destas séries, deixando de ser entendida como uma atividade auxiliar e à margem das demais que compõem o currículo, para ser compreendida como fim em si mesma. Para tanto, é preciso que os cursos de formação de docentes para atuarem nas séries iniciais também tenham esta compreensão. Considerando a natureza qualitativa do estudo, utilizamos a entrevista semi-estruturada e a análise de documentos (grades curriculares, ementas, planos das disciplinas), como instrumentos a fim de apreender junto aos cursos estudados como é a formação do professor para trabalhar com a Educação Física nas séries iniciais. Constituíram o foco de investigação deste estudo a estrutura curricular dos cursos anteriormente mencionados e os docentes responsáveis pelas disciplinas voltadas para o trabalho com as séries iniciais. A investigação mostrou que é consenso nos cursos de formação de docentes a urgente necessidade de se partir para uma preparação profissional do professor de Educação Física nas séries iniciais com melhor qualidade. Entretanto, tal urgência nem sempre se traduz na ação dos profissionais que lá atuam. Os dados levantados apontaram para a necessidade de uma melhor articulação entre os conteúdos trabalhados nas disciplinas que compõem as grades curriculares dos referidos cursos e uma melhor compreensão do contexto histórico, social, político, econômico e pedagógico no qual a Educação Física infantil está inserida.