Resumo
O processo formativo da Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança contempla algumas disciplinas que abordam o desenvolvimento de bebês e fornecem subsídios iniciais para o planejamento de intervenções com crianças de Educação Infantil. O estágio obrigatório neste nível de ensino, entretanto, não possibilita o exercício da docência com turmas do berçário. Sendo assim, o objetivo deste estudo é relatar a experiência docente com Educação Física em uma turma de berçário da Creche Vera Fabrício Carvalho, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realizada através de Estágio Curricular Não Obrigatório. Este trabalho configura-se como um relato de experiência realizada no período de abril a novembro de 2016, como parte da carga horária do Estágio Curricular Não Obrigatório. As intervenções pedagógicas no Berçário eram realizadas com a duração de 30 minutos, em dois dias da semana. Para as avaliações foram utilizados diários de campo onde, semanalmente, registrava os principais acontecimentos observados na intervenção pedagógica com os bebês A partir da análise desses diários foram organizadas três categorias para apresentação das situações vivenciadas: a vinculação com os bebês, a comunicação não verbal e o diálogo com as famílias. Como conclusão vê-se que o estabelecimento de vínculos com os bebês é fundamental para que a intervenção pedagógica aconteça, sendo esse um dos principais desafios da docência. Os bebês comunicam-se de diversas formas, além do choro e dos sorrisos, as expressões faciais e corporais são um indicativo claro dos sentimentos dos bebês frente às atividades propostas e sua disposição de interagir com o professor e com os materiais disponibilizados. O diálogo com as famílias é essencial para compreender o contexto familiar da criança e organizar o planejamento da intervenção a ser realizada com o intuito de desafiar a criança a desenvolver suas potencialidades.