Resumo

10/06/2020
A autonomia dentro da educação acontece quando os alunos passam a refletir consciente e criticamente sobre as suas ações, podendo transferir os conhecimentos apreendidos a outros contextos, e a percepção de competência refere-se ao sentimento de habilidade que esse aluno tem de si mesmo, sendo que quanto mais competente ele se sente melhor será seu aprendizado. Nesse contexto, a educação física enquanto disciplina pertencente ao campo de conhecimento da escola tem como um de seus objetivos para como alunos do ensino médio desenvolver em suas aulas a autonomia e a percepção de competência deles. Diante desse objetivo da educação física surgiu a seguinte questão-problema que orientou esse estudo: como os professores de educação física se percebem em relação às suas competências profissionais e como organizam o clima de aprendizagem de forma a proporcionar a autonomia e percepção de competência aos alunos do ensino médio? Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre percepção de competência profissional de professores de educação física com a autonomia dos alunos do ensino médio. A investigação envolveu alunos que cursavam a terceira série do ensino médio e seus respectivos professores de educação física, cuja participação se deu por meio de questionários validados e uma entrevista semiestruturada com os professores. Para análises estatísticas dos dados utilizou-se das fórmulas propostas pelos próprios questionários, a tabulação e comparação dos dados foram feitas a partir do uso do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 e as entrevistas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Minayo; para auxiliar e reforçar as análises foi utilizado o software IRAMUTEQ 0.7 ALFA 2.3.3.1 (acrônimo de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados indicam que os professores participantes do estudo se sentem competentes e possuem alunos que se sentem competentes em vários domínios, tendo no domínio Competência para o trabalho as maiores médias. Constatou-se que os meninos se sentem mais competentes que as meninas em quase todos os domínios, com exceção do domínio de Conduta Comportamental. Os alunos das escolas públicas se sentem mais competentes que os alunos da escola particular em seis dos nove domínios analisados. No que se refere ao clima de aprendizagem, verificou-se que os alunos avaliam de forma positiva o apoio e a autonomia por parte de seus professores. Evidenciou-se que muitos professores desconhecem o real significado da palavra autonomia, contudo, apesar disso muitos deles desenvolvem em suas aulas ações que visam estimular a reflexão, criticidade e tomada de decisão de seus alunos. Diante disso, conclui-se que os alunos possuem autonomia para aplicar os conhecimentos para além dos muros da escola, pois os aspectos que a influenciam positivamente foram percebidos nos resultados, como a boa percepção de competência e o incentivo por parte do professor.


 

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