Educação Física no Ensino Médio: Experiências Educativas Inspiradas Pelos Ensinamentos Freireanos
Por Valdilene Aline Nogueira (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
Relatamos uma experiência educativa, produzida nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, que foi inspirada pela educação libertadora de Paulo Freire. O projeto ocorreu com uma turma do 3º ano do curso de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, durante o ano de 2019. Os alunos e as alunas vivenciaram jogos, brincadeiras, lutas, danças, ginásticas e esportes de diferentes culturas, refletiram sobre os conhecimentos históricos, econômicos, políticos, sociais, biológicos e fisiológicos que atravessam as manifestações da cultura corporal e produziram conhecimentos sobre as práticas corporais. Ao final do relato, foram construídos princípios ético-crítico-políticos que podem inspirar a prática político-pedagógica dos docentes de Educação Física progressistas.
Referências
ARROYO, Miguel. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In__MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1999. p. 131-164.
BARBOSA, Rogério Andrade. Ndule, Ndule: assim brincam as crianças africanas. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BOSSLE, Fabiano. Nosso “inédito viável”: professor de Educação Física intelectual transformador. In__ MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 19-34.
________. Atualidade e relevância da educação libertadora de Paulo Freire na Educação Física Escolar em tempos de “Educação S/A”. In: SOUSA, Cláudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 17-32.
BOSSLE, Fabiano; BOSSLE, Cibele Biehl. “O conhecimento de quem é mais valioso?” Educação Física Escolar, educação crítica e pesquisa científica no grupo DIMEEF/UFGRS. In: BOSSLE, Fabiano. Educação Física Escolar, etnografias e autoetnografias: a formação de intelectuais transformadores. Curitiba: CRV, 2018. p. 15-32.
CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do Ensino Médio de 2017. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 35, e201060, 2019.
CUNHA, Debora Alfaia. Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural. Castanhal, PA: Edição do Autor, 2016.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 59ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. p. 11-30.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.
_________. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.
_________. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016a.
_________. Pedagogia da Tolerância. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016b.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GRANDO, Beleni Saléte. Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Didática(s) da educação física escolar: colocando em evidência histórias que não se contam. Anais do II Encontro Pensando a Educação Física Escolar. Minas Gerais: IFMG e UFMG, v. 1. p. 70-78, 2019.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.
OLIVEIRA, João Ferreira. A função social da educação e da escola: tensões, desafios e perspectivas. In__FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Crise da escola e políticas educativas. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 237-252.
PRISTA; António; TEMBE, Mussá; EDMUNDO, Hélio. Jogos de Moçambique. Instituto Nacional de Educação Física – Maputo. Lisboa: Centro de documentação e informação Almir Cabral, 1992.
RIPPOL, Oriol; CURTO, Rosa Maria. Jogos de todo o mundo. São Paulo: Ciranda cultural, 2011.
SAVIANI, Demerval. Teorias Pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008.
SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do mercado precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2017.