Resumo

Este estudo tem como objetivo central investigar como um professor de Educação Física, numa escola pública de Minas Gerais, organiza essa disciplina, no ensino médio, levando em consideração as circunstâncias que o cercam, na escola e no mundo social. Foi escolhido um professor que assumia a produção crítica das décadas de 1980 e 1990 como referência para orientar sua prática, pensando a cultura corporal como objeto de ensino da Educação Física escolar e entendendo a Educação Física como disciplina. Realizou-se, então, um estudo de caso, com uma abordagem etnográfica, cuja coleta de dados envolveu observação da intervenção pedagógica desse professor, nas turmas de primeiro e segundo anos do ensino médio de uma escola estadual, durante o ano letivo de 2003, além da análise de documentos e de entrevistas com o professor e com seus alunos. Foram dados significativos da pesquisa: a produção escrita pelo professor de uma proposta pedagógica, referenciada na cultura corporal para nortear sua intervenção; a luta de representações sobre o que é o objeto de ensino de Educação Física, no mesmo professor; a introdução de conteúdos não esportivos na prática pedagógica (jogos e brincadeiras, quadrilha, caminhada); a ressignificação dos espaços destinados pela escola à Educação Física; a apropriação de ruas, parques e de uma instituição da cidade como espaços escolares; a abordagem de dimensões históricas, éticas, sociais da cultura corporal, não restringindo-se à dimensão técnica; a apropriação da forma escolar na intervenção em Educação Física.  Os dados indicam a construção de uma intervenção, tendo o professor de Educação Física como protagonista, que possibilita o acesso ao conhecimento da cultura corporal e mostram também o reconhecimento pelos alunos do ensino médio dessa escola estadual como uma intervenção qualificada e diferenciada em relação à sua experiência com a Educação Física  nos anos anteriores. 

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