Educação Física no Ensino Médio Noturno: Um Olhar Etnográfico Sobre Sua Gramática Corporal
Por Márcia C R. da S. Coffani (Autor), Cleomar F Gomes (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
A pesquisa elege como questão prioritária à reflexão dos conteúdos ensinados e/ou apreendidos nas aulas de Educação Física. Investiga-se a constituição de uma gramática corporal, manifesta pelos conteúdos da Educação Física, no Ensino Médio Noturno, em São José dos Quatro Marcos/MT. Expressamente tem abordagem qualitativo–etnográfica. Espera-se desvelar os saberes corporais que constituem o fazer–pedagógico ecompreender os elementos presentes nos processos lúdico-corpóreos que integram a relação professor-aluno e motivam a constituição desse saber que se pensa corporal. Assim, pensar e repensar as perspectivas curriculares expressas nas práticas pedagógicase os programas de formação docente para Educação Física Escolar.