Educação Física no Ensino Médio: Por Uma Ecologia de Saberes das Práticas Corporais
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Marina Kanthack Paccini Razzé (Autor), Larissa Vicente Tonacio (Autor), Jadeh de Mouria Vieira Bastos (Autor), Priscila Moreira Magalhães de Souza (Autor).
Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever uma experiência educativa realizada durante as aulas de Educação Física no Instituto Federal de São Paulo, durante o ano de 2019, com 2 turmas de curso técnico integrado ao Ensino Médio. Vivências relacionadas com o atletismo, as danças africanas, a capoeira, o futebol, os jogos e brincadeiras de diferentes regiões do mundo, a musculação e conhecimentos relacionados com a nutrição foram realizadas. Assim, os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, biológicos e fisiológicos dessas manifestações da cultura corporal foram problematizados com os discentes, permitindo que eles e elas analisassem a ecologia dos saberes que fazem parte das manifestações da cultura corpora