Resumo

Estudos culturais e educação, saberes e práticas de ensino têm estimulado novos olhares para a Educação Física, oportunizando rupturas em sua representação de ser atividade de adestramento e de culto ao corpo. Com isso, este artigo tem o objeto de perceber o sentido que docentes e discentes veem na Educação Física no Ensino Médio e compreender a partir disso, se a mesma produz saberes sistematizados. Com um delineamento metodológico crítico-qualitativo, estruturou-se por um corpus teórico e por um corpus empírico (observações não participantes de aulas; questionários semiestruturados dirigidos a docentes e discentes) de três escolas goianienses do Ensino Médio. Os dados, interpretados à luz das referências teóricas, trouxeram revelações significativas. Nota-se que existem significativas aproximações e relativas diferenciações entre saberes sistematizados e habitus incoporados segundo as vozes de docentes e discentes. Isto pode ser explicado, que não obstante os limites sociais e culturais da realidade contemporânea, docentes e discentes criam e recriam, neste estudo, nas aulas da Educação Fisica no Ensino Médio, possibilidades e avanços rumo a uma educação escolar cidadã, crítica e emancipadora.

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