Educação física no ensino médio: relato de uma experiência com projetos
Por Jorge Luís Souza Almeida (Autor), Laura Nice Moraes da Silva (Autor), Lindaura Antonina de Almeida (Autor).
Resumo
O presente estudo tem o intuito de conhecer e analisar como a Educação Física é consolidada no Ensino Médio em uma Escola Estadual na cidade de Cuiabá-MT. O trabalho se desenvolveu por meio de pesquisa-ação, adotando uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados 2 questionários, de diagnóstico inicial composto por 4 questões e de avaliação final composto por 3 questões, além da elaboração e execução de um projeto de intervenção com o tema “Saúde e Mídia”. A população em estudo foi composta por 76 alunos de quatro turmas de 1º anos do ensino médio. Ao todo foram realizadas 20 aulas no período de 22 de abril a 26 de junho de 2009, perfazendo um período de intervenção de 2 meses. Com base nos dados obtidos, constatou-se que o projeto desenvolvido foi de fundamental relevância para a aprendizagem dos alunos e também dos acadêmicos envolvidos.