Educação física no ensino médio: tematizando o protagonismo das mulheres no futebol a partir do sport education
Por Lethicia Oliveira Castilho (Autor), Larissa Beraldo Kawashima (Autor).
Parte de Educação física no ensino médio: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos institutos federais . páginas 172 - 194
Resumo
O futebol está profundamente enraizado na cultura brasileira e ocupa lugar consolidado no ambiente escolar como prática esportiva hegemônica. Nas escolas, não é incomum vermos alunos se empolgando no recreio, clamando aos professores permissão para jogar na quadra. No entanto, ainda está muito aquém do seu potencial pedagógico. É possível pressupor sobre a forma de como o futebol se faz presente na escola: entregar a bola e deixar o jogo acontecer, havendo uma predileção dos mais habilidosos em relação aos demais integrantes da turma, dos meninos em detrimento das meninas, reforçando estereótipos de gênero sem nenhuma mediação no processo de ensino e aprendizagem por parte do professor. Há também a categorização dos fundamentos de modo tecnicista visando a alta performance esportiva; com inexistência de progressão de ensino nos conteúdos abordados, ou seja, as aulas são realizadas da mesma forma, independente da faixa etária do público ou da etapa de ensino.