Educação física no ginásio Santa Cristina e o projeto médico higienista (1940 - 1946)
Por Rita Cláudia Batista Ferreira Rodrigues (Autor), Danilo de Souza Rocha (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
A escola formal se institui no Brasil no final do século XIX, com influência europeia e no modelo confessional. Essas referências se estendem e alcançam os conhecimentos que são tratados na escola. No âmbito da Educação Física, as escolas de ginástica europeia inauguram modos de pensar, prescrever e aplicar o exercício físico e, assim, de conceber e educar do corpo. As escolas de ginástica, surgem na Europa e chegam ao Brasil através de imigrantes, essas representam as primeiras sistematizações sobre exercícios físicos, estão consideradas, por meio de seus métodos, instrumento de aprimoramento da aptidão física, sob referência das ciências biológicas e da atuação de médico higienista. Influenciaram de maneira marcante o sistema de educação brasileiro, além disso, as instituições médicas, militares e esportivas também deixaram suas influências. Nessa perspectiva, pesquisas no campo da história da Educação Física são fundamentais, à medida que revelam a constituição, o desenvolvimento e as concepções de práticas corporais escolares, mas também em contextos fora da escola. Vislumbrando contribuir nesse universo, chegamos a uma escola confessional da Rede Damas, atualmente chamada de Colégio Santa Cristina, com 100 anos de existência