Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi analisar a produção científica relacionada à educação física no NASF, no período de 2010 a 2020, nos bancos de dados Lilacs, Scielo e BVS, considerando as dimensões e possibilidades de intervenção centradas no ‘núcleo’ profissional da EF e do ‘campo’. Nos resultados observou-se que, dentre os 16 artigos pesquisados, 11 são empíricos e cinco são de cunho teórico. Apesar dos avanços nas publicações relacionadas à educação física na saúde pública, as ações que este profissional tem realizado dentro dos NASF ainda estão centradas na concepção curativa e medicamentosa da educação física na saúde. Entre os artigos há debates sobre a formação inicial dos profissionais de educação física para atuação nos NASF; críticas às atividades realizadas, estruturas e equipamentos; e a produção aponta também que o trabalho da EF e do NASF, em geral, precisa ser centrado nas preocupações em efetivar o trabalho multiprofissional previstos nos marcos legais dessa política, especialmente quando se analisa os conteúdos dos artigos relacionando-os à categoria ‘campo’. Considera-se que há uma lacuna e um descompasso entre a legislação vigente, relacionada às políticas públicas de saúde brasileira, e o que realmente tem sido realizado na prática e no trabalho nos NASF que envolvem o PEF. Assim, ainda há muito a ser feito no que tange a essa temática para que os PEF possam trazer mais resolutividade aos usuários do SUS nas ações realizadas dentro do sistema de saúde como um todo, mas em especial dos NASF, levando o sistema a se aproximar de umas práxis transformadora, humanizada e que considere a realidade e a diversidade de contextos dos territórios que envolvem as comunidades necessitadas de cuidados em saúde.

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