Educação Física no Processo de Educação Inclusiva: Dificuldades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais do Fazer Pedagógico no Município de Aracaju – Se
Por Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano (Autor), Raul Soares Lobato Júnior (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O estudo se propõe a caracterizar o alunado com necessidades educacionais especiais inseridos nas turmas de educação física regular e a identificar as dificuldades na atenção as necessidades do alunado nas escolas públicas de Aracaju-SE. A pesquisa foi descritiva, os sujeitos de estudo foram professores de educação física e coordenadores pedagógicos. Utilizou-se entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumentos. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados identificaram dificuldades conceituais, procedimentais e atutudinais na atenção as necessidades especiais do tipo visual, mental, auditiva e física. A pesquisa permitiu divulgar as principais barreiras sociais para processo de inclusão.