Resumo
A Educação Física Escolar brasileira ao longo de sua história apresentou diferentes concepções teórico-metodológicas. Hoje deve estar comprometida com a formação para a cidadania democrática e inclusiva, tratando de forma crítica as práticas e discursos sobre a cultura corporal. No entanto, a adequada e intencional transposição didática de princípios e concepções teóricas para a prática pedagógica e seu constante acompanhamento e avaliação ainda são desafios para muitos professores de Educação Física iniciantes, tal constatação levou a área a pesquisar os processos de autoria, construção de conhecimentos e transposição didática do professor. Partilhando desse interesse, o objetivo desse trabalho foi analisar as aprendizagens de um professor de Educação Física que se propôs a estudar e desenvolver sua prática pedagógica a partir de leituras da filosofia educacional de John Dewey com uma turma de crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola particular da cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa, na modalidade de autoestudo, na qual o professor pesquisador investiga sua própria prática buscando evidências científicas para refletir sobre ela e aperfeiçoá-la. Os atores da pesquisa foram 14 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Foram desenvolvidos quatro momentos para a produção de conhecimento: 1. Narrativa autobiográfica; 2. Observação com registro em vídeo de 9 aulas com a temática futebol; 3. Gravações de áudios das rodas de conversa do professor com os alunos e alunas 4. Registro com fotos das atividades e aulas. Para a análise das filmagens usamos o método de autoscopia; a narrativa autobiográfica e a transcrição dos áudios foram tratadas por análise de conteúdo temático. Esta pesquisa revelou a importância do autoestudo como ferramenta pedagógica do professor para construção de conhecimento docente sobre a própria prática. Ao observar o contexto estudado com diferentes instrumentos de pesquisa e de forma reflexiva, este estudou evidenciou as dificuldades, mudanças, percepções e reflexões didático/pedagógicas de um professor de Educação Física. Assim como, paralelamente ao seu aprendizado, observou as aprendizagens e desenvolvimento dos alunos ao longo das práticas pedagógicas inspiradas a luz de John Dewey. Tal reflexão me fez observar a complexidade de proporcionar práticas que sejam contemporâneas e significativas para um grupo heterogêneo e com interesses distintos, a fim de promover um ambiente dialógico que perpassem os muros da escola e seja uma educação para vida. Por fim, sem esgotar as reflexões acerca desse estudo apontamos para o fomento de mais produções com o uso do autoestudo, sistematizando a prática pedagógica e evidenciando os saberes docentes