Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Significações de Uma Professora
Por Leonardo Marcelino Luz (Autor), Kresley Neri Magalhães (Autor).
Em Conexões v. 13, n 2, 2015. Da página 149 a 165
Resumo
Pretende-se discutir neste artigo o papel desempenhado pelo componente curricular Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que as aulas para esse segmento da educação básica se deram há poucos anos e há carência de trabalhos acadêmicos sobre o assunto. Para tanto, entrevistamos 01 (uma) professora de Educação Física da rede de ensino pública estadual de São Paulo para analisar e interpretar suas significações a respeito do seu trabalho desenvolvido com os estudantes dos anos iniciais para qual leciona. A análise e interpretação dos dados apontam que a professora busca legitimar a Educação Física neste segmento da educação básica por meio de prováveis contribuições que possa oferecer à professora polivalente, possivelmente devido à sua recente inserção nas escolas e sua frágil história nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Discute-se ao final qual seria o papel da Educação Física como componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental.