Resumo

A Reforma Psiquiátrica Brasileira possibilitada pela lei 10.216 de 06 de abril de 2001 inaugura um novo modelo de cuidado em prol da liberdade e do fortalecimento da luta por uma sociedade sem manicômios. A Educação Física possui múltiplas ofertas que contribuem com desinstitucionalização dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tendo em vista que suas práticas costumam transpor o espaço único do serviço para além de suas limitações físicas e materiais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação de professores de Educação Física nos serviços de saúde mental no SUS e usufrui da literatura para sua constituição. Como processo metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica, o que categoriza a natureza metodológica da revisão integrativa. Inicialmente, foram encontrados 50 artigos dentro dos critérios, após a leitura completa, a amostra ficou em 18. Todos apresentam as experiências e percepções de professores de educação física que atuam nos serviços de saúde mental no SUS. Os textos foram analisados conjuntamente e destacam os desafios e potencialidades das atividades, como também as práticas de núcleo e de campo amostradas. Inicialmente, na primeira parte foram abordados os aspectos metodológicos e gerais dos trabalhos, como autores, região, ano e nomenclaturas de categoria profissional. A segunda parte explora os desafios e as potencialidades no desempenho e na inserção da Educação Física no CAPS. Ao final, na terceira parte, destacam-se as práticas evidenciadas em núcleo e campo desenvolvidas nos trabalhos analisados. Apesar das diversas fragilidades enfrentadas, como condições precárias de trabalho, escassez de recursos do SUS, carga horária fragmentada e falta de estrutura física, os professores de Educação Física têm revelado a eficácia de suas tarefas. Estas práticas não apenas contribuem para a construção de vínculos e a desinstitucionalização dos usuários do CAPS, mas também destaca as ações intersetoriais de saúde e demonstra a relevância e a potência dessa atuação no contexto da saúde mental.

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