Resumo
Por meio deste estudo, investigou-se as implicações decorrentes de se ter Educação Física em idosos, consideradas as categorias de gênero. Com base em aspectos de cunho conceitual, tais como a natureza da atuação profissional da Educação Física, o entendimento do termo Educação Física, e a noção do ter Educação Física, propôs-se averiguar se por terem Educação Física, existe diferença na adaptação (ao), interação (com) e transformação do meio em idosos, em relação às categorias de gênero (masculino e feminino). Para tanto, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo às informações obtidas junto aos participantes do programa de Educação Física do projeto "Vida Ativa", através da técnica de entrevista semi- estruturada. Após o tratamento e análise dos dados, mediante os procedimentos da estatística não paramétrica da Prova Exata de Fisher, a hipótese com característica de nulidade formulada não foi rejeitada de forma parcial, ou seja, por terem Educação Física, não existiu diferença significativa na adaptação ao meio entre homens e mulheres idosos. Considerou-se que o resultado do estudo diferiu das suposições sistematizadas com base na revisão da literatura, segundo as quais: (a) as diferenças nos níveis biológico, psicológico e social dos idosos poderiam estar relacionados com uma possível diferenciação na capacidade de adaptação ao, interação com e transformação do meio, devido as suas possibilidades e potencialidades de movimento, por terem Educação Física, e (b) as diferenças relativas aos benefícios decorrentes do envolvimento em programas de atividades motoras poderiam estar relacionadas com uma possível diferenciação na adaptação ao, interação com e transformação do meio, devido à expressão do movimentos entre homens e mulheres idosos, por terem Educação Física. Foram identificados também aspectos relevantes para o conteúdo global do trabalho, tais como valor da incorporação e da prática intencional e consciente de movimento dos idosos e a importância tanto da participação em programas de Educação Física, quanto da atuação do profissional da área.