Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação básica (EB), ao qual a criança inicia sua jornada escolar, possui uma relevância na formação dos indivíduos, pois é onde os pré-requisitos serão estimulados e com a Educação Física não é diferente. O componente curricular apresenta-se, garantido por lei em todas as Etapas da EB, não sendo citado apenas como uma área de atividade, ou seja, um momento em que os estudantes apenas exercitam o “corpo”, ou realizar atividades com fim em si mesmas. A partir disso, os documentos normativos subsidiaram o trabalho docente, para que pudessem ter uma referência de como conduzir esse componente curricular em todas as etapas e turmas da EB, porém na Educação Infantil, o componente curricular não foi mencionado em nenhum dos documentos, por ser uma etapa da educação em que não se divide em disciplinas, mas sim como uma proposta de trabalho integrado e unitário, fator que provoca lacunas e uma delas é estruturação curricular da Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo sistematizar uma proposta de estruturação curricular para a Educação Física na Educação Infantil sustentada na percepção dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Jandaia do Sul. Dividida em três pesquisas, a primeira foi um estudo de revisão integrativa para verificar o panorama das produções cientificas sobre a Educação Física na Educação Infantil a partir de 2014, que é o período de vigência do PNE, no segundo estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, intitulada: a formação continuada como proposta para valoração da Educação Física na Educação Infantil: a percepção dos docentes sobre planejar, sendo que , a coleta de dados ocorreu em dois momentos: a) oferta de um curso de formação continuada no formato online; b) aplicação de questionário sobre a percepção e valoração da EF na EI. Os dados foram analisados por meio de categorias temáticas e como resultados os professores participantes destacaram reconhecer as fragilidades e potencialidades que o componente curricular possui, consideram importante o suporte dos documentos normativos, assim como destacam que o planejamento é essencial. No terceiro estudo, por meio de uma revisão integrativa, foi investigado sobre a organização da Educação Física na Educação Infantil, no último capítulo da pesquisa, sugere-se um modelo de matriz curricular para a Educação Física na Educação Infantil.

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