Educação Física: Pensando a Profissão e a Preparação Profissional
Por Elisabete dos Santos Freire (Autor), Rita de Cássia Garcia Verenguer (Autor), Marize Cisneiros da Costa Reis (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 1, n 1, 2002.
Resumo
A identificação dos problemas presentes na intervenção do profissional de Educação Física, ocorrida principalmente nas últimas duas décadas do século passado, serviu como estímulo para o surgimento de inúmeros estudos sobre a profissão e a competência profissional na área. Utilizando como fundamentação alguns desses estudos, elaboramos o presente artigo, que tem como objetivo analisar as características necessárias para que a Educação Física se torne uma profissão reconhecida acadêmica e socialmente, discutindo principalmente o significado e a importância do conhecimento profissional, bem como as implicações desse significado para os cursos de preparação profissional. Os estudos realizados na área da Sociologia das profissões têm comprovado que, juntamente com a organização, a apresentação de um corpo de conhecimentos é fundamental para caracterizar uma profissão. Esse corpo de conhecimentos, que é dinâmico, deve ser aplicado para fundamentar a tomada de decisões durante a intervenção profissional, visando sempre à prestação de serviços de relevância social. Na Educação Física, esse saber profissional se explicita na competência para diagnosticar, planejar, orientar, aplicar e avaliar programas de atividades motoras, visando ao desenvolvimento do potencial motor e à autonomia para a utilização plena desse potencial. Preparar profissionais com tais competências é tarefa do curso de graduação; é fundamental que durante essa preparação o graduando esteja participando ativa e rotineiramente do processo de produção de conhecimentos na área, realizando pesquisas diretamente relacionadas com a intervenção profissional.