Educação Fisica: Perfil Comportamental de Alunos do Ensino Médio da Escola Pública
Por José Wilson Cordeiro Soares Silva (Autor), Emerson Domingos (Autor), Lucas de Tarso Beccari Borges (Autor), Italo Gomes dos Santos (Autor), Daniel Vitor Lima Santana (Autor), Caio Graco Simoni da Silva (Autor).
Resumo
O autoconhecimento não é um jeito ensinado para buscar algo no interior, também não é um caminho percorrido para atingir as profundezas do ser, é sim a descrição de comportamentos (GONGORA; ABIB, 2001). Os objetivos desta pesquisa foram identificar o perfil comportamental do(s) aluno(s) do ensino médio da escola pública da cidade de São Paulo/SP e comparar os relatos entre os sexos. A amostragem teve 180 alunos do ensino médio. Foi utilizado um questionário estruturado com 40 questões. Nesta pesquisa foi abordada a ferramenta DISC, uma moderna teoria que surgiu nos anos vinte, no livro As Emoções de Pessoas Normais, de William Mouton Marston, mais conhecido pela invenção do polígrafo. Esta metodologia avalia quatro fatores fundamentais do comportamento humano: Diretivo, Interativo, Sereno e Cauteloso. Os resultados obtidos sugerem um alto índice de alunos diretivo. Quando comparados entre os sexos, o masculino ficou com uma porcentagem maior que o feminino. Concluiu-se que para que o professor entenda as emoções, e comportamentos do aluno, o professor deve estabelecer uma relação horizontal, onde o professor é sujeito e o aluno também.