Resumo
Os objetivos do presente estudo foram: (a) descrever a implantação e o desenvolvimento da disciplina Educação Física Permanente no currículo do Curso de Graduação em Educação Física, na Universidade Gama Filho; (b) avaliar a inovação introduzida com referência aos objetivos pretendidos, como em relação a outros efeitos alcançados. Hoje, em função da necessidade do indivíduo preservar o seu bem estar individual e de ser participante ativo no desenvolvimento da comunidade em que vive, é que se preceituou que a Educação Física é um dos pressupostos desse bem estar do indivíduo, pois, sabe-se que nos dias atuais, a inatividade é um das causas decisivas para as doenças do homem. Vê-se, pois, numa perspectiva da Educação Permanente e do desenvolvimento cultural a Educação Física e o Desporto desempenhando um papel de relevante importância no contexto educacional; esta Educação Física voltada para uma prática generalizada, passou a constituir-se, num contexto educativo, numa prática da Educação que o indivíduo tem ao longo da vida por meio da constante prática da atividade física. Este estudo foi de forma descritiva, abrangendo uma revisão da literatura que deu a fundamentação teórica para a proposição. Ainda foi apresentada a influência e o crescimento da disciplina Educação Física Permanente no contexto do Curso de Educação Física, da Universidade Gama Filho, isto observando através das mudanças nos programas de ensino baseado em opinião dos alunos, após aplicação de questionários de avaliação. Pelos resultados do estudo, conclui-se, que o conceito de Educação Física evoluiu internacionalmente. Conforme enfoque dos documentos filosóficos internacionais, que incorpora o conceito de Educação Permanente quando o mesmo articula o discurso com o fenômeno e projeta a partir desta realidade uma imagem do homem e da sociedade. Desta forma achou-se relevante a introdução da disciplina Educação Física Permanente como inovação curricular em processo de formação de professores de Educação Física, uma vez que a Educação Permanente não será apenas um ponto de chegada de um processo histórico na formação desses professores. Será compreendida como uma tendência fundamental dos processos de formação que evoluem em relação aos próprios objetivos.