Resumo

Desde da criação do SUS no fim da década de 80, a saúde sofreu diversas mudanças como a criação de programas e documentos que trazem um novo modelo de assistência à saúde, transformações que impactaram o âmbito da formação e atuação profissional, e ainda a produção cientifico. Atualmente o uso do termo “Práticas Corporais” em documentos da atenção básica é umas das recentes transformações no campo da saúde. Nesse sentido, o objetivo desse estudo consistiu em analisar a produção cientificada Educação Físicas obre as práticas corporais/atividade física no contexto da Atenção Básica em Saúde em periódicos brasileiros. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática em periódicos nacionais, a qual coletou dados no sítio eletrônico LILACS. Os termos utilizados na busca foram: “educação física and saúde”, “atividade física and saúde” e “práticas corporais and saúde”. A análise de dados foi feita por leitura exaustiva dos artigos buscando extrair os seguintes aspectos: Objetivo do estudo; Abordagem metodológica; Instrumentos de coleta de dados; Variáveis investigadas; Perfil dos voluntários investigados; Termo utilizado (atividade física ou práticas corporais); Desdobramentos do estudo para a atenção básica em saúde. Conclui-se que o termo atividade física vem sendo utilizado com maior frequência na literatura quando comparado ao termo práticas corporais em estudos da Educação Física no campo da saúde, sendo recorrente as pesquisas com a abordagem quantitativa que privilegiam os benefícios da prática da atividade física para saúde.

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