Resumo

Discorremos, neste estudo, a respeito de uma pedagogia cuja pretensão é ser transdisciplinar. Essa pedagogia traduz os estudos realizados no grupo denominado Oficinas do Jogo, integrado por professores da rede oficial de ensino. A partir de estudos a respeito das teorias do jogo e do desenvolvimento, um conjunto de práticas pedagógicas é planejado e realizado. Com base em pesquisas realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, relatamos as possibilidades que uma pedagogia fundada no lúdico e no belo, orientada por uma pedagogia do conflito, tem de produzir repercussões em outras áreas do conhecimento, isto é, além da Educação Física. Utilizando material didático típico das Oficinas do Jogo e praticando brincadeiras, as crianças brincam de construir coisas de seu cotidiano. Nas brincadeiras, assim que conseguem êxito, são convidadas a realizar variações que superam o nível da atividade anterior. Os resultados são animadores, as crianças, além de enriquecer seus conhecimentos específicos de Educação Física, aprendem com mais facilidade conteúdos de sala, provavelmente porque as práticas das Oficinas do Jogo fortalecem elementos básicos da aprendizagem, tais como a imaginação, o pensamento, as expressões corporais e a sociabilidade, entre outros.

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