Educação Física e Saúde: Aproximações com a Clínica Ampliada
Por Fabiana Fernandes de Freitas (Autor), Yara Maria de Carvalho (Autor), Valéria Monteiro Mendes (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 3, 2013. Da página 639 a 656
Resumo
Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca da educação física do ponto de vista da formação profissional e do trabalho em saúde, tendo como objetivo relacionar estes aspectos ao referencial teórico-conceitual e metodológico da Clínica Ampliada. Formação e trabalho remetem a uma inserção e um desenvolvimento singular da educação física no campo da saúde, inclusive no âmbito das políticas públicas. Entretanto, observa-se ausência de fundamentação na formação e intervenção profissional para além da perspectiva biologicista. Nesse sentido, a Clínica Ampliada pode ser um contraponto, ela oferece subsídios no diálogo com outras profissões, nas ações orientadas por relações mais horizontais e na aproximação entre profissional específico, serviço de saúde e usuários do SUS.