Educação Física e Suas Transformações no Cedf Uepa
Por Débora Pantoja Santos (Autor), Alesson Maciel Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Será apresentado a seguir um trabalho sobre as principais mudanças nos métodos de aprendizagem no Curso de Educação Física ao decorrer do tempo, enfatizando o Curso da Universidade Estadual do Pará (UEPA) como objeto de pesquisa e voltando os temas abordados para o cotidiano do curso na universidade.
O objetivo desse estudo foi de descrever as transformações pedagógicas na Educação Física na UEPA, para assim entender as principais diferenças e transformações ao decorrer do tempo, desde a implantação do curso até hoje. A proposta de escrever sobre o tema foi lançada na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica da universidade, na qual optei por uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas com o modelo de questionário em agosto de 2012 com seis professores de diferentes épocas, caracterizados como antigos, intermediários até os mais recentes. Foram utilizados ao longo do texto os termos Pessoa A e Pessoa B, Pessoa C e Pessoa D para marcar a fala dos professores entrevistados e preservar o seu anonimato.