Resumo

Objetivos:
Os objetivos deste estudo são oferecer ao profissional de Educação Física subsídios teóricos relacionados à identidade, cultura e educação de surdos; proporcionar conhecimentos a respeito das características motoras e de aprendizagem do surdo; e sugerir estratégias aos professores nas aulas de educação física para esses alunos.

Métodos e resultados:
A pesquisa em foco foi de cunho bibliográfico, sendo possível compreender a história dos surdos ao longo dos anos, suas lutas, fundamentos da cultura e da identidade surda, bem como contradições a respeito de sua educação. Percebeu-se que o profissional precisa conhecer a língua de sinais, essencial para uma comunicação eficiente com os surdos. Pôde-se observar que há necessidade de se analisar os comportamentos físicos, cognitivos e sociais dos alunos, procurando proporcionar atividades para desenvolvimento de eventuais habilidades prejudicadas com a falta de audição, e, assim, possibilitar momentos favoráveis à melhoria de aspectos como autonomia e integração. Dessa forma, a literatura analisada aponta para que o profissional atuante na área procure realizar as adaptações necessárias nas suas aulas, objetivando um melhor aproveitamento do aluno surdo durante a prática de atividade física.

Conclusão:
O estudo das várias considerações das particularidades relacionadas ao aluno surdo ofereceu subsídios para compreender melhor a realidade pedagógica e de desenvolvimento desta parcela da população. Porém, ainda faz-se necessário refletir, pesquisar e discutir sobre o tema, devendo haver também maior incentivo às produções científicas na área da surdez.